terça-feira, 22 de maio de 2018

OIC PEDE ENVIO DE " FORÇA INTERNACIONAL" PARA PROTEGER PALESTINOS

Istambul ( Turquia )   18/05/2018

A cúpula da OIC ( Organização para Cooperação Islâmica) emitiu um comunicado após a reunião realizada na última sexta-feira ( 18 ) em Istambul - Turquia. Os 57 países membros:

- Pediram PROTEÇÃO INTERNACIONAL para o povo palestino, com envio de uma " Força de Proteção Internacional ".

- Condenaram as ações de defesa de Israel  no dia 14 de maio - durante um protesto na fronteira de Gaza onde morreram 62 palestinos - como " criminosas"

- Acusaram os EUA de apoiar os crimes de Israel, protegendo-o no Conselho de Segurança da ONU ao vetar as decisões do conselho contra o estado judeu.

- Criticaram a transferência da embaixada americana para Jerusalém como um ato de " provocação e de hostilidade contra as nações islâmicas. "

-  Solicitaram a criação de uma " comissão de investigação internacional " sobre os incidentes do dia 14 de maio.

Antes da abertura da cúpula, o presidente Erdogan - da Turquia - disse a milhares de manifestantes no centro de Istambul que o mundo muçulmano " FALHOU NA PROVA DE JERUSALÉM " ao não impedir a transferência da embaixada americana de Tel-Aviv e que a " violência cometida por Israel em Jerusalém e na Palestina se explica pelas DIVISÕES E DIFERENÇAS entre os muçulmanos e que: " Devemos nos sacrificar para defender nossos lugares santos. Se nos unirmos, Israel não poderá continuar."

Imediatamente após o término da cúpula, o Kwait enviou um documento à ONU solicitando o envio de " Força Internacional" para defender os palestinos de Israel na faixa de Gaza.

Link da notícia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário