segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

VATICANO E TURQUIA SE REÚNEM CONTRA ISRAEL

Vaticano/ 05/fev/2018

Nesta segunda-feira, 05/fev/2018, o papa Francisco recebeu em audiência privada o presidente da Turquia Recep Erdogan e sua comitiva. Foi a primeira vez, em 59 anos, que um presidente turco visitou o Vaticano.

Além dos assuntos relativos às relações bilaterais dos dois estados, a condição da comunidade católica e esforços para receber refugiados, discutiram a situação no Oriente Médio, dando especial atenção ao " status de Jerusalém " após os E.U.A. reconhecerem a cidade sagrada como a capital de Israel.

Tanto Erdogan como o papa Francisco expressaram preocupação com a decisão que pode condenar os esforços em busca da paz na região.

O Vaticano apoia uma solução de DOIS ESTADOS para o conflito entre israelenses e palestinos, e os dois lados concordam a respeito do status de Jerusalém - que abriga santuários muçulmanos, judeus e cristãos - como parte do processo de paz, enquanto Israel declara a totalidade da cidade como sua capital " eterna e indivisível ".

Erdogam e Francisco conversaram por telefone após o anúncio de Donald Trump em dezembro/2017 e concordaram que qualquer mudança no status da cidade deveria ser evitada.

Antes de partir para a Turquia, Erdogan declarou que os EUA se isolaram no tocante a Jerusalém, convidando a todos: " Venham e aceitem Jerusalém como a capital da Palestina. Este é o ponto a que se deve chegar. Agora estamos trabalhando para isso." 

Fontes:

Vatican News

Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário