sábado, 16 de dezembro de 2017

Análise: Os EFEITOS COLATERAIS do reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel


Após protestos e mortes entre os palestinos, condenação da comunidade internacional e fúria por parte dos países árabes, os EFEITOS COLATERAIS da decisão dos EUA de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel e da mudança de sua embaixada de Tel- Aviv para lá, atingem agora a esfera política. 

Primeiro, RÚSSIA e TURQUIA condenaram o reconhecimento dos EUA. Depois, os países membros da OIC ( Organização para Cooperação Islâmica ) declararam JERUSALÉM ORIENTAL como a capital do  " futuro " estado da Palestina e seus líderes pediram que TODOS OS PAÍSES do mundo reconheçam o mesmo. E por fim, a PALESTINA pediu a intervenção de Vladimir Putin para impedir a embaixada dos EUA em Jerusalém.

Se além dos países árabes, países ocidentais começarem a reconhecer JERUSALÉM ORIENTAL como a capital da Palestina o cenário não é bom. Pior será,  se a RÚSSIA de Putin fizer esse reconhecimento.

Por enquanto, o reconhecimento é apenas uma declaração, mas, quando os EUA transferirem fisicamente sua embaixada para Jerusalém e por exemplo a RÚSSIA resolver transferir sua embaixada de Tel-Aviv para Jerusalém Oriental... aí sim, teremos o problema dos problemas, pois não sabemos qual será a reação de Israel, que não avisa, nem manda recado.

O fato é que, os efeitos colaterais estão apenas começando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário